Muitas pessoas que não estão envolvidas na aquisição corporativa têm ideias muito vagas e equivocadas sobre como funcionam hoje as relações entre fornecedores e clientes. Elas dizem que tudo o que você precisa fazer é colocar suas exigências no mercado e os fornecedores virão até você como abelhas ao mel, enquanto o comprador se senta e escolhe o melhor.
Mas não é assim. Desde 2020, o mercado mudou e o poder de negociação passou do comprador para o fornecedor. Agora, o fornecedor escolhe com quais clientes trabalhar e com quais não. Cada fornecedor só precisa acessar uma plataforma de negociação eletrônica para ver centenas de concorrências relacionadas a seu negócio, escolher as que lhe interessam e se inscrever para participar.
Portanto, não deve haver mais ilusões de que o comprador é o rei do mundo e os fornecedores estão na fila do lado de fora para oferecer seus produtos e serviços. Ninguém está na fila e, além disso, se o comprador for descuidado ao emitir o pedido de proposta e não especificar os parâmetros essenciais do negócio, muitos fornecedores não têm interesse nem em fazer perguntas ou esclarecer nada, eles simplesmente seguem em frente.
Os altos executivos das empresas devem realizar concorrências para garantir a competitividade — e agora é necessário envolver os fornecedores nesses processos. Isso significa fazer um esforço consciente para aumentar a atratividade da empresa como cliente e a atratividade de seus processos de aquisição. Caso contrário, não haverá concorrência real, apenas uma coleta formal e 2-3 propostas comerciais para garantir o mínimo necessário. Até mesmo as empresas de marca mais proeminentes - já estão começando a perceber que a cadeia de eventos se parece com isto:
Tornar o cliente mais atraente ➡️ Atrair e treinar gerentes de compras ➡️ Tornar os procedimentos mais atraentes ➡️ Garantir concorrência real ➡️ Concorrência entre fornecedores e melhoria das condições comerciais de fornecimento
Atividades para aumentar a atratividade do cliente:
O cliente não faz exceções aos métodos de aceitação de propostas, anuncia que as propostas serão aceitas apenas através do zinit, observando essa condição para garantir direitos e oportunidades iguais para todos os licitantes.